Ai de mim que sou romântica - parte 3  

Chiquinha e Chaves:

Um dos meus personagens preferidos da série.
No começo dos episódios são aparentemente só amigos. Mas depois dá para perceber que a Chiquinha sentia de verdade algo muito especial por Chaves, mais que só amizade. Ele é quase sempre o primeiro em que ela procura para brincar e também para socorrer o seu madruga, como no episódio “O curto circuito”.
Além que ela dá algumas indiretas a Chaves, tais como falar sobre casamento perto dele e fazer do mesmo pai de suas bonecas, sem ele estar brincando com a menina e menos ainda com o seu consentimento.
Um dos maiores pontos fortes de Chiquinha é esperteza (característica comum nas personagens de Chespiríto) que usa geralmente para tirar proveito de Chaves e Kiko. Mas muitas vezes se mostra ter um bom coração,especialmente com o menino do oito,como por exemplo: o ajudando a ter um negocio como os refrescos e até pagando para tomar um,o convidando para comer sanduiche em sua casa,chorando quando veio o filho de dona Florinda e contou que o seu amado havia “supostamente” sido atropelado e sente pena quando o mesmo provavelmente estava louco e pedindo para o pai tirar uma foto dele após ver o pobrezinho triste. Porém seguramente a lastima maior mesmo é vê-lo sendo maltratado pelo seu madruga. Isso sem falar como ela ficou apavorada ao vê-lo retorcendo todo no restaurante da Dona Florinda por ter comido demais.
Ela Também o defende do mesmo jeito que ele a acoberta em algumas situações, principalmente por se tratar de uma mulher, pois às vezes Kiko quer bater nela, apesar deste também querer golpear ela. A sardenta também torce pelo garoto em brigas e as vezes socorre para fugir de algo ameaçador.É irônico perceber que esse casal seja uns dos personagens que mais brigam na série
E quando pobrezinho volta depois que todos o acusaram de ser um ladrão. A própria de vestido verde aparece com ele, foi uma festa, pois logo depois soube que o rapaz não era o verdadeiro gatuno e ganha um beijo da baixela na bochecha, emocionada com seu retorno. E falando nisso, a nanica repete o mesmo ato em várias versões de As novas vizinhas, na qual se mostra gostar muito dele, por sentir ciúmes da Paty.
Alias, a chegada de Paty fez a pintadinha se revelar mais. Quando a nova vizinha, de ursinho a tiracolo, está por perto além de sentir ciúmes, a feinha não fica só chorando pelos cantos com dor de cotovelo, a feminista age e tenta de tudo tirar a “menina bonita” do caminho. Até quando o Chaves prefere ver o concurso de miss universo ela tanta conquistar a atenção dele, como as outras moças apaixonadas da vila fazem com seus homens. Embora a anãzinha já tivesse suas quedinhas pelo Hector Bonilla, ação comum de uma fã diante de um galã de novela, mesmo que seja meio exagerado a sua reação. Porém nesse quesito o pobre rapaz de tão burro não entendia aquela reação dela perante o homem e menos ainda sentiu inveja.Isso deixa claro que o guri se sente só amigo  da Francisquinha.
Só que aquele coraçãozinho feminino sempre foi do órfão e isso é mostrado mais explicitamente no episodio “Dia dos namorados”, onde ela manda um cartão para o amado, só que há uma confusão em torno dele, isto é, o objeto é passado de mão em mão e todos acham que um deu ao outro. Mas tarde quando o do barril descobre a confusão acontece uma das cenas mais bonitas da série: os dois se abraçam. Mostrando a simpatia e respeito que sentem.
Esse ato é sempre lembrado pelos fãs principalmente em tempos onde, os atores dos personagens, Chespirito e Maria Antonieta de Las Nieves, estão meio que separados por brigas. Mas temos sempre que ter a esperança de um final feliz.
Em verdade eu vos digo: Chaves fica melhor com Chiquinha do que com a Paty,seja qual for.
                                               ~Pópis-Iara